​APED no inRetail Congress fala de sustentabilidade

Gonçalo Lobo Xavier foi um dos oradores na mesa-redonda do inRetail Congress dedicada ao tema “Eco-Awareness”, que decorreu no passado dia 18 de novembro. Na ocasião, e com a questão da sustentabilidade e circularidade em debate, o Diretor Geral da APED sublinhou a necessidade de haver equilíbrio e bom senso na abordagem prática e eficiente destas questões, para bem dos consumidores, das empresas e do ambiente.


Além de referir a importância da educação sobre estas áreas, Gonçalo Lobo Xavier alertou que, no que diz respeito à atividade empresarial, as alterações de processos e procedimentos não podem ser feitas por decreto e de forma precipitada, uma vez que é preciso testar soluções e envolver todos os parceiros da cadeia de valor.

Em matéria de sustentabilidade e colaboração entre agentes, a APED tem desenvolvido um vasto trabalho. São disso exemplo o compromisso de cooperação entre a associação e a Agência Portuguesa do Ambiente para a promoção do uso responsável do plástico na cadeia de valor do setor, o projecto-piloto para a devolução de embalagens de bebidas em plástico a começar em Janeiro de 2020 e os documentos orientadores como, por exemplo, a ‘Carta da Sustentabilidade’, o ‘Guia de Boas Práticas Ambientais’ e o ‘Compromisso Circular’.