Os consumidores portugueses são os mais prudentes da Europa, com 97% a afirmar que compara preços antes de comprar. A conclusão é do mais recente estudo realizado pelo Observador Cetelem, que indica que os portugueses dificilmente compram por impulso no que diz respeito a produtos com valores acima dos 500 euros.
O estudo revela também que são os consumidores nacionais aqueles que mais refletem antes de comprar, mais concretamente 91% do total, 6% acima da média europeia.
Esta análise aborda ainda as questões relacionadas com crédito, avançando que 63% dos consumidores não recorre a qualquer facilidade de pagamento ou crédito.
Entre as tendências registadas nos outros países da Europa analisados, destacam-se os dinamarqueses como quem menos compara preços (apenas 73% dos compradores) e os espanhóis, que se assumem como os maiores adeptos do crédito com mais de metade a recorrer a financiamento para consumir.