Notícias

APED participa em debate dedicado à reciclagem e sustentabilidade na indústria alimentar

20-10-2022

Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED, foi um dos oradores do webinar “Reciclagem e Sustentabilidade – O Papel da indústria alimentar em Portugal”, organizado pelo Público em parceria com a Tetra Pak.

Na sua intervenção, o diretor-geral da APED afirmou que o consumidor muitas vezes procura opções mais sustentáveis, contudo, a questão do preço continua a ser preponderante na escolha dos produtos. Gonçalo Lobo Xavier considera que ainda existe um caminho a percorrer, sublinhando a importância da ação coletiva do setor nesse sentido.

Refletindo em particular sobre a necessidade de consciencializar e educar o consumidor no âmbito do uso do plástico e embalagens em fim de vida, o diretor-geral da APED destacou o contributo do projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo”. Neste âmbito, Gonçalo Lobo Xavier afirma que com o incentivo certo é possível incutir novos hábitos na rotina do consumidor, promovendo escolhas mais conscientes e sustentáveis.

O webinar contou também com a participação de Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, Ingrid Falcão, Responsável de Sustentabilidade da Tetra Pak Ibéria, Paula Ribeiro, Responsável de Sustentabilidade e Comunicação Externa da Sumol+Compal, com moderação da jornalista Cláudia Pinto.

O webinar está disponível aqui.