Notícias

Diretor-geral da APED na Distribuição Hoje

15-09-2022

Em declarações à Distribuição Hoje, o diretor-geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier, falou sobre a evolução do setor do Retalho e Distribuição, a sustentabilidade ambiental e o futuro.

Gonçalo Lobo Xavier elogiou a resiliência do setor perante os desafios sentidos, em particular nos dois últimos anos, destacando a crescente aposta na inovação enquanto estratégia para continuar a oferecer ao consumidor a melhor experiência possível.

O diretor-geral da APED falou também sobre a importância da ação coletiva do setor no combate às alterações climáticas, afirmando a união do setor em torno deste objetivo. Neste âmbito, sublinhou a descarbonização do setor enquanto objetivo primordial, destacando o contributo que o Roteiro para a Descarbonização da Distribuição, projeto desenvolvido pela APED em colaboração com a PwC, representa nesse sentido.

Quanto ao futuro do setor, Gonçalo Lobo Xavier aponta a sustentabilidade e o combate ao desperdício alimentar enquanto prioridades, salientando a crescente valorização do uso racional do plástico e o ecodesign das embalagens enquanto principais tendências. Apesar de reconhecer o contínuo crescimento do online, o diretor-geral da APED afirma que as lojas físicas vão continuar a ter um papel importante, prevendo uma mudança da experiência oferecida em loja.