Notícias

APED é membro fundador da Plataforma Vidro+

25-05-2022

A Plataforma Vidro+ é uma iniciativa colaborativa que visa criar um compromisso entre várias entidades para promover o aumento da taxa de reciclagem do vidro em Portugal. A APED integra esta iniciativa enquanto membro fundador, dando continuidade ao trabalho já desenvolvido pelo setor em ações que contribuam para a recolha e reciclagem de embalagens de vidro.

Esta iniciativa é coordenada pela Associação Smart Waste Portugal, com o apoio institucional da FEVE – Federação Europeia do Vidro de Embalagem, que une e congrega os diferentes agentes da cadeia de valor do vidro de embalagem, que atuam no mercado nacional, incluindo entidades governamentais, Universidades e Centros de Investigação, Associações e ONGs.

A Plataforma Vidro+ integra-se no Plano de Ação Português da iniciativa europeia “Close the Glass Loop” e pretende atingir o objetivo de “Recolha de 90% das embalagens de vidro colocadas no mercado, para reciclagem, até 2030”.

A concretização desta iniciativa irá contribuir para a transição para uma economia mais circular do vidro e vai permitir que Portugal seja um país de referência na recolha e reciclagem das embalagens de vidro e na incorporação de vidro reciclado na produção de novas embalagens.

Saiba mais aqui sobre esta plataforma.