Notícias

Reduzir o desperdício alimentar valorizando a produção nacional

27-04-2022

A APED colabora com o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação na divulgação de mensagens que apelam ao combate ao desperdício alimentar e à valorização da produção nacional por parte das empresas.

Anualmente, em Portugal há um milhão de toneladas de bens alimentares desperdiçados, cerca de 17% da produção nacional. A APED é considerada um exemplo de disseminação de boas práticas na prevenção ao desperdício e na valorização dos produtos alimentares.

Num vídeo produzido pelo IAPMEI é destacado o projeto de empresas associadas da APED de redução dos preços de produtos que estão quase a atingir o limite da validade, o que ajuda a evitar o desperdício de 12.300 toneladas de alimentos em 12 meses. Estas medidas são praticadas em cerca de 1800 lojas de retalho alimentar.

Assista ao vídeo aqui.

Este vídeo promovido pelo IAPMEI é divulgado como contributo para a promoção de projetos com o foco no combate ao desperdício alimentar, que acrescentam valor e transformam o desperdício numa oportunidade económica.

O objetivo é ainda sensibilizar as empresas que operam no ciclo de vida do alimento para as vantagens da colaboração efetiva entre os centros de conhecimento e o universo empresarial. Ao responderem a este apelo, as empresas podem identificar novas oportunidades de negócio, ganhar mais competitividade e notoriedade e acrescentar valor à produção nacional.