Notícias

Roteiro para a Descarbonização é ambição do setor para 2022

14-12-2021

A APED promoveu esta terça-feira o workshop “First Stop – Rota para a Descarbonização na Distribuição”, no qual apresentou as linhas-mestras, objetivos e próximos passos deste compromisso do setor na área da sustentabilidade.

Para Gonçalo Lobo Xavier, o Roteiro para a Descarbonização da Distribuição materializa o compromisso da atual direção da APED de desenvolver um trabalho conjunto para os associados e com os associados, independentemente da sua origem e dimensão, visando dar um contributo do setor para uma ambição coletiva de mudança de mentalidades e de comportamentos.

Para o diretor-geral da APED, o peso económico e social do setor e a diversidade de áreas de atividades representadas pela associação tornam imperativo que a Distribuição tenha também de assumir as suas responsabilidades no domínio da sustentabilidade, mas também concede a responsabilidade e legitimidade para poder sugerir medidas que podem ser aplicadas à realidade nacional e, em particular, às empresas do setor. Gonçalo Lobo Xavier afirma não ser possível enfrentar o desafio da descarbonização com medidas avulsas sem ter em conta a realidade concreta vivida pelas empresas, as suas operações e a sua capacidade financeira.

Ao longo do workshop foi dado a conhecer aos associados um conjunto de informações mais detalhadas sobre o enquadramento em que está a ser desenvolvido o Roteiro para a Descarbonização da Distribuição, benchmark internacional relevante, metodologias e calendarização de próximos passos do projeto.

O ponto de partida que marca o arranque deste projeto acontece já em janeiro de 2022, com o desenvolvimento de um inquérito de caracterização do setor junto dos associados da APED, iminentemente qualitativo e, em paralelo, será desenvolvido um guia de tecnologias e boas práticas. Está prevista a realização de mais 3 webinars dedicados a este projeto em 2022.