Notícias

APED em entrevista no Expresso

11-08-2021

O diretor-geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier, passou em revista os desafios atuais e futuros do setor da distribuição na edição desta semana do semanário Expresso.

Nesta entrevista, Gonçalo Lobo Xavier aborda as dificuldades e as soluções encontradas pelo setor para enfrentar os efeitos da pandemia, demonstra a satisfação pela normalização dos horários no plano de desconfinamento que equilibra saúde pública e economia e aponta a expetativa positiva em relação ao cenário de alargamento e posterior fim dos rácios de pessoas em loja.

Sobre próximos desafios, o diretor-geral da APED aponta o fim dos lay-off e dos apoios às rendas no final de julho sem qualquer indicação de prolongamento destes apoios, a descapitalização de muitas empresas e alterações à legislação laboral sem a devida adequação à realidade.

Os temas da sustentabilidade e do desperdício alimentar foram também abordados. Para além de recordar as ações desenvolvidas pelos associados da APED, nomeadamente com a redução do uso de plástico, o projeto-piloto de devolução de embalagens de bebidas em plástico e a disponibilização de excedentes alimentares a instituições de solidariedade social, Gonçalo Lobo Xavier apelou a um maior cuidado na definição das políticas públicas.