Notícias

APED e Pacto Português para os Plásticos colocam desafios na reciclagem dos plásticos em debate

14-07-2021

A APED, em colaboração com o Pacto Português para os Plásticos, organizou o webinar “Desafios na reciclagem dos plásticos”, com o propósito de promover um debate sobre o tema e esclarecer as dúvidas dos associados da APED recorrendo às entidades relevantes do setor da reciclagem.

A sessão contou com a participação da Secretária de Estado do Ambiente, Agência Portuguesa do Ambiente, Smart Waste Portugal, Sociedade Ponto Verde, a Valorsul, a Ecoibéria e a Associação Zero.

Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED, destacou o papel do setor da distribuição na transição verde e o trabalho relevante e contínuo que os associados têm realizado para promover o uso responsável do plástico na cadeira de valor, sendo que as iniciativas desenvolvidas representaram, em 2019, uma poupança anual estimada de material plástico superior a 8.300 toneladas, permitindo evitar quase meio milhão de unidades de artigos em plástico descartável.

O diretor-geral da APED sublinhou o compromisso dos associados em prol da transição verde, mas deixou um apelo para que haja uma base legal equilibrada, esclarecedora e que tenha em conta os desafios tecnológicos das empresas.

Na sua intervenção, a Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, afirmou que se está num momento-chave de adaptação às mudanças provenientes das alterações climáticas, não só a nível urbano e territorial, mas também a nível do sistema socioeconómico e apelou a que as empresas dessem atenção aos apoios comunitários à descarbonização, que podem ser aplicados no caso dos plásticos.

O webinar contou com um painel de debate, moderado pelo diretor-geral da APED, no qual participaram Ana Cristina Carrola, vogal do Conselho Diretivo da APA, João Letras, Diretor da Gestão de Resíduos da Sociedade Ponto Verde, Joana Xavier, da área de transformação e de novos mercados da Valorsul, Milene Parnigoni, da Ecoibéria, e Rui Berkemeier, da Associação Zero.