Notícias

APED debate sobre nova etiqueta energética de fontes de luz em parceria com ADENE e DGEG

09-07-2021

A APED, em parceria com a Agência para a Energia (ADENE) e apoio da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) promoveu um webinar dedicado à implementação da nova etiqueta energética de fontes de luz, que entrará em vigor a 1 de setembro.

A sessão teve como objetivo dar um enquadramento do tema aos associados e clarificar questões ligadas à implementação da nova etiqueta energética, sobretudo no que toca ao fornecimento dos equipamentos e ao melhor aconselhamento prestado ao consumidor.

Na sua intervenção, Paula Cristina Gomes, da DGEG, fez um enquadramento legal da política de produtos relacionados com a energia e explicou as várias vertentes da alteração legislativa, incluindo a apresentação de exemplos das novas etiquetas, as diferenças entre os sistemas de etiquetagem e uma clarificação sobre os diversos tipos de fontes de luz e os requisitos deste tipo de produtos.

Joana Fernandes, da ADENE abordou as obrigações dos fornecedores e dos distribuidores face às fontes de luz e aos produtos contentor que são colocados no mercado, tanto até dia 1 de setembro, como depois desta data. Destacou ainda importância da publicidade visual e do material promocional e explicou como as fontes de luz devem ser registadas na Base de Dados da European Product Database for Energy Labelling (EPREL). Na sua intervenção apresentou ainda o projeto Label 2020, que conta com a ADENE enquanto parceira portuguesa, em conjunto com a DGEG.