Notícias

Igualdade de género requer mudança de comportamentos e de mentalidades

09-03-2021

A APED participou esta segunda-feira na conferência virtual “As Mulheres e o Emprego: desta vez um debate com homens e mulheres” promovida pela CIP, com o objetivo de debater a igualdade de género no acesso e promoção das mulheres no emprego.

Isabel Barros, Presidente da APED, foi uma das oradoras no painel de discussão que debateu questões relativas às oportunidades entre os homens e as mulheres no acesso a cargos de gestão e à transparência salarial nas empresas.

Na sua intervenção, Isabel Barros sublinhou que a igualdade de género e de oportunidades das mulheres no emprego deve ser um tema de todos e debatido também por homens. A Presidente da APED salientou que este não é um tema só de números, contudo, para que esses números mais equilibrados apareçam é necessário mudar comportamentos e mentalidades.

Mostrando-se favorável à existência de quotas, Isabel Barros alertou que a situação fica desvirtuada quando se mistura mérito com quotas. Na sua opinião, nenhuma mulher quer ocupar um cargo de gestão devido às quotas, mas também não o ocupa por uma questão de mérito.

A Presidente da APED apontou ainda que o tema da medição dos salários de homens e mulheres em determinada função é bastante sensível, porque pessoas que desempenham a mesma função podem ter diferentes qualificações, experiências e vivências.

Reveja esta conferência virtual aqui.