Notícias

APED participa em debate sobre desafios da Economia Circular

18-02-2021

A APED participou esta quinta-feira na conferência virtual “Por uma Europa Verde – O Contributo das Empresas Portuguesas” promovida pela CIP, com o objetivo de discutir os desafios da economia circular no contexto empresarial nacional.

Isabel Barros, Presidente da APED, foi uma das oradoras na mesa-redonda “Políticas promotoras de uma Economia Mais Circular – Oportunidades e barreiras a uma Economia Mais Circular”.

Na sua intervenção, Isabel Barros sublinhou que a sustentabilidade é um desafio global que está no centro das preocupações da APED e dos seus associados, sendo um dos pilares fundamentais da Visão Estratégica da Associação desenhada para o quadriénio, que fomenta a promoção da melhoria contínua do desempenho ambiental do setor e do incentivo à transição de uma economia mais circular e de baixo carbono.

A Presidente da APED salientou que a forma como a APED comunica e informa os consumidores sobre esta matéria é há muito tempo uma das principais preocupações da associação, à qual se junta o conjunto de esforços e iniciativas direcionados aos setores críticos do Plano de Ação para a Economia Circular, nomeadamente os plásticos, as embalagens e o desperdício alimentar.

A APED considera que tanto o Pacto Ecológico Europeu como o Plano de Ação para a Economia Circular são alavancas fundamentais para que em 2050 se atinja a neutralidade carbónica, apenas possível através da implementação de medidas para uma economia circular. É necessário que exista uma mudança estrutural e sistémica de forma a conciliar o desenvolvimento económico e social com os limites do planeta.

Isabel Barros apontou ainda para a necessidade de colocar a tecnologia e a inovação ao serviço da economia circular para se encontrarem soluções sustentáveis e economicamente viáveis para os desafios impostos pela circularidade.

Reveja esta conferência virtual aqui.