Notícias

Soluções de Inteligência Artificial já são realidade nos associados da APED

12-02-2021

O setor do Retalho tem desenvolvido e implementado novas soluções de Inteligência Artificial no Retalho Alimentar e no Retalho Especializado, de forma a melhorar cada vez mais a experiência do consumidor em loja e online. Esta foi a mensagem central deixada pela APED durante a sessão FórumIA – “Inteligência Artificial no Setor do Retalho”, uma iniciativa organizada pelo Programa INCoDe.2030, que promoveu a discussão sobre os mais recentes desenvolvimentos de investigação e de inovação da Inteligência Artificial em Portugal.

Gonçalo Lobo Xavier, Diretor-Geral da APED, apontou como essencial falar da necessidade de existirem financiamentos que possam ajudar as PME a reorganizarem-se e a reafectar recursos financeiros para entrar, definitivamente, no mundo da Inteligência Artificial e da recolha de dados.

O Diretor-Geral da APED sublinhou que o setor está “num ponto sem retorno”, uma vez que a pandemia veio de algum modo obrigar as empresas a fazer uma reestruturação, através da recolha de dados e de data, para possibilitar uma melhor tomada de decisão.

“O que até há pouco tempo era muito operacional está a tornar-se hoje cada vez mais analítico, e os profissionais do setor precisam de trabalhar as suas competências para acompanhar as tendências do setor”, acrescentou Gonçalo Lobo Xavier, sublinhando o apoio que o setor dá a três áreas fundamentais para as empresas: a modernização dos serviços digitais, a capacitação para a análise de data e a formação dos colaboradores em áreas-chave.

Reveja esta sessão aqui.