Notícias

Retalho lidera na área da transformação digital

09-02-2021

Dois terços das empresas inquiridas no estudo divulgado pelo Instituto Capgemini Research indicam possuir os recursos tecnológicos e de liderança para concretizar a transformação digital. O retalho é um dos setores em evidência nas áreas analisadas.

De acordo com o estudo Digital Mastery 2020: “How organizations have progressed in their digital transformations over the past two years”, 60% das empresas acreditam ter os recursos necessários a nível de tecnologia e 62% diz ter a liderança para serem bem-sucedidas na implementação dos seus programas de transformação digital.

De todos os setores analisados, o setor do retalho destacou-se dos restantes na evolução das suas competências digitais e de liderança nos últimos dois anos, com 73% das empresas a afirmarem que possuem os recursos digitais necessários para realizarem a transformação digital.

O estudo revela que, embora se verifique uma evolução na transformação digital de muitas empresas, o fosso entre as empresas com um elevado nível de competências digitais e de liderança e as restantes empresas que não possuem estes skills agravou-se bastante em 2020.

Associado à evolução da transformação digital registada no ano passado está a forte necessidade de as empresas se reinventarem durante a pandemia e a capacidade de estas conseguirem envolver os seus colaboradores nestas novas iniciativas, investindo na sua inteligência emocional, adaptabilidade e colaboração.

Conheça o estudo completo aqui.