Notícias

APED participa no programa da Rádio Renascença “Decidir Europa”

09-02-2021

Gonçalo Lobo Xavier, Diretor-Geral da APED, foi convidado para falar sobre o setor do retalho na última edição do programa “Decidir Europa”, da Rádio Renascença, onde todas as semanas são abordados grandes temas sobre a Europa e o mundo. A livre circulação de bens e mercadorias e a rápida adaptação e resposta do setor ao longo da pandemia foram alguns dos temas analisados.

“É reconhecido por todos que o retalho tem desempenhado um papel fundamental na vida dos portugueses e dos europeus num cenário de pandemia que veio transformar as nossas vidas”, aponta Gonçalo Lobo Xavier.

O Diretor-Geral da APED apontou o retalho e a distribuição como um setor vital para todos os consumidores, capaz de concretizar uma rápida adaptação das lojas às novas regras implementadas pela DGS, mas também de fazer um ajustamento da capacidade logística de forma a garantir à população todos os bens essenciais necessários.

Os principais temas abordados por Gonçalo Lobo Xavier neste programa foram a livre circulação de bens e mercadorias e a criação das “green lanes”; a capacidade de adaptação e de resposta do setor ao longo da pandemia; o e-commerce e o investimento na capacidade logística associada; o balanço do ano para o retalho alimentar e para o retalho especializado e ainda um comentário geral sobre as medidas a agilizar pelo Estado para ajudar as empresas, nomeadamente através da desburocratização de procedimentos.

Ouça a análise completa na Rádio Renascença.