Notícias

APED e DGAE debatem medidas de prevenção do desperdício alimentar

18-12-2020

A prevenção do desperdício alimentar esteve em debate no workshop digital organizado pela Direção Geral das Atividades Económicas e a APED, com a participação de representantes da ASAE, DGAV, Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, Agência Portuguesa do Ambiente, Direção Geral do Consumidor, na manhã do dia 18 de dezembro.

A diretora-geral da Direção Geral das Atividades Económicas (DGAE), Fernanda Dias, começou por destacar a relevância da parceria estabelecida com a APED na promoção da Economia Circular e reiterou que a mesma permanecerá em 2021.

Já Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED, moderou o debate e destacou o trabalho desenvolvido pelo setor da distribuição na prevenção do desperdício alimentar, “caracterizado pela rápida adaptabilidade, flexibilidade e permanente inovação”.

As boas práticas do setor, bem como as barreiras e desafios sentidos pelos operadores económicos no terreno, foram apresentadas por representantes da Jerónimo Martins, Ikea, Mercadona, Sonae MC, Aldi, Lidl e Auchan, tendo ficado bem patente a diversidade e complementaridade das ações em curso.

No que diz respeito aos desafios do setor, foram destacadas as propostas de melhoria ao nível da capacidade de recolha por parte das IPSS, as limitações do ponto de vista fiscal e o congelamento de produtos para posterior doação. Entre os vários pontos em debate esteve também a venda de produtos em risco de desperdício, na perspetiva de que a organização do espaço deve ficar ao critério do retalhista para não desvirtuar a eficiência já comprovada. Tanto a ASAE como a DGAV mostraram total abertura para avaliação das propostas apresentadas.

Gonçalo Lobo Xavier fez ainda um “grito de alerta” à DGAE em relação à “esquizofrenia associada ao plástico” para que a legislação implementada não acabe por ser nefasta no que ao desperdício alimentar diz respeito. O representante da associação apelou ainda à divulgação das boas práticas por parte de todos os parceiros da cadeia de valor.

Este foi o quarto workshop realizado no âmbito de um ciclo de iniciativas dedicadas à promoção da Economia Circular.