Notícias

APED é membro fundador do movimento Unidos Contra o Desperdício

29-09-2020

“Unidos Contra o Desperdício” é o movimento cívico e nacional lançado no âmbito do Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdícios Alimentares, que une a sociedade num combate ativo e positivo ao desperdício alimentar. A APED integra a iniciativa enquanto membro fundador, dando continuidade ao trabalho já desenvolvido pelo setor ao nível da eficiência dos processos internos que potenciam a redução do desperdício alimentar e da promoção do consumo responsável.

Este é um movimento com várias vozes e diferentes tons que une e congrega empresas, entidades, instituições, o público e o privado, bem como as várias gerações com o objetivo de produzir de forma sustentável, distribuir valor e consumir com responsabilidade.

O setor da Distribuição é parte ativa no combate ao desperdício alimentar, quer ao nível da operação diária e logística, quer ao nível de parcerias com instituições de apoio social para doação dos excedentes, como também no âmbito da sensibilização do consumidor, da qual é exemplo a campanha de informação sobre as datas de validade “Saber a diferença, faz a diferença”.

Neste âmbito, destacamos ainda várias ações do setor da Distribuição que, em 2019, se traduziram em mais-valias na abordagem alargada à cadeia de valor:

– Doação de mais de 15.911 toneladas de géneros alimentícios a IPSS;

– Utilização de mais de 3.700 toneladas de legumes não calibrados em sopas e outros produtos, em vez de serem abandonados nos campos agrícolas;

– Maior monitorização e sensibilização das operações da restauração em cinco lojas de associados permitiu a redução de 11% do desperdício alimentar face ao ano anterior;

– Aumento da venda a granel de produtos diversos de padaria e pastelaria, assim como de fruta e legumes ou marisco, permitindo aos clientes a compra apenas da quantidade pretendida;

– Desenvolvimento de ações de formação e sensibilização para o consumo sustentável junto de mais de 24 mil alunos do ensino básico;

– Utilização das sobras de pão, pastelaria específica e peixe em ração para animais, promovendo assim a economia circular.

O Movimento “Unidos Contra o Desperdício” conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e nasce na mesma data em que é celebrado, pela primeira vez a nível mundial, o Dia Internacional da Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimentar, designado pelas Nações Unidas no dia 29 de setembro. Consulte aqui mais informação esta iniciativa.