Notícias

Portugueses convidados a avaliar projeto-piloto “Do Velho se Faz Novo”

10-09-2020

A Universidade Nova de Lisboa está a realizar um estudo social para avaliar o projeto “Do Velho se Faz Novo” nas 23 lojas onde estão instaladas as máquinas de recolha de garrafas de bebidas em plástico PET que integram o projeto-piloto.

Ao longo dos próximos dias os clientes que devolverem garrafas de plástico nas máquinas serão convidados a participar neste inquérito.  As respostas poderão ser dadas de forma presencial ou mais tarde, acedendo ao inquérito através do QR Code do folheto que lhes será entregue.

“Quando do Velho se Faz Novo, Todos Ganham. Ganha o Planeta!” é o mote desta iniciativa que abrange um conjunto de 23 máquinas de recolha automática instaladas em grandes superfícies comerciais, localizadas em Portugal Continental. Este projeto-piloto é gerido por um consórcio constituído pela Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal, pela Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e tem como objetivo incentivar os cidadãos a adotarem comportamentos sustentáveis para que o material recolhido seja reciclado e incorporado como matéria-prima na produção de novas garrafas.

O Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Ação Climática, através do aviso n.º 12599/2019, de 23 de julho, financia a 100% este projeto piloto, num montante de 1 665 000 euros.