Notícias

68% dos europeus já realizou compras online. E-commerce vale 717 mil milhões de euros em 2020

15-07-2020

Segundo o estudo European Ecommerce Regional Report 2020, uma iniciativa conjunta da Ecommerce Europe e do EuroCommerce, 87% dos cidadãos europeus têm acesso à Internet e em média 68% já fez compras online. As previsões apontam para que o crescimento do comércio online continue ao longo de 2020, com as vendas a chegarem aos 717 mil milhões de euros.

Em Portugal 78% da população tem acesso à Internet mas a percentagem desce para 53% quando se trata de utilizadores que já fizeram compras online. Olhando para os dados referentes ao nosso país, o relatório prevê que as vendas por e-commerce B2C em Portugal representem 6,64 mil milhões de euros em 2020, um crescimento de 18,7% face a 2019. Contudo, esta previsão não contempla ainda os efeitos da pandemia de Covid-19.

O relatório indica a inexistência de um mercado único europeu de e-commerce, assinalando que a penetração e crescimento do comércio eletrónico varia muito de país para país, e assinala as preocupações dos consumidores em relação à segurança online, o que leva a que 15 a 20% dos consumidores a não confiarem no comércio eletrónico. No entanto, é consensual que a pandemia de Covid-19 levou a uma clara aceleração da digitalização em toda a cadeia de valor e deverá ter um efeito duradouro no peso do comércio eletrónico.

O estudo European Ecommerce Regional Report 2020 apresenta os principais factos e números relacionados com o sector do e-commerce na Europa, uma análise sectorial e dados de 34 países, bem como entrevistas com os líderes das principais associações de comércio eletrónico e outras informações relevantes para comerciantes, legisladores e outros stakeholders. Mais informações sobre o estudo em https://retailx.net/product/europe-2020/