Notícias

APED e DGAE promovem workshop sobre reutilização de recipientes na loja

30-06-2020

A garantia da segurança alimentar na reutilização de recipientes do cliente no ponto de venda e as barreiras e os desafios acrescidos pela pandemia de Covid-19 estiveram em debate no workshop digital “Reutilização na ida loja: alternativa ou barreira?”, organizado esta terça-feira pela Direção Geral das Atividades Económicas (DGAE) e a APED, com a participação da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e a ASAE.

Para Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED, a pandemia de Covid-19 veio alterar de forma significativa os passos previstos para a promoção da economia circular mas tornou ainda mais necessário
o reforço da cooperação e colaboração entre as diferentes entidades em matérias como a responsabilidade e requisitos obrigatórios para uso e manuseamento dos recipientes dos clientes nas lojas.

Durante a sua intervenção, o diretor-geral da APED frisou que “a Distribuição está disponível para arranjar soluções, mas é importante que o ónus sobre as regras de higiene e segurança das embalagens que o cliente leva para a loja não recaiam sobre o sector”. Gonçalo Lobo Xavier aponta a necessidade de uma comunicação clara bem como de legislação que regulamente a reutilização de recipientes do próprio cliente na loja, de modo a que continuem ser asseguradas a confiança e a segurança alimentar do consumidor.

Neste workshop, alguns associados da APED partilharam as boas práticas que já estão em curso no espaço em loja, nomeadamente no que diz respeito à reutilização de sacos, utilização de embalagens ultra leves e venda a granel.