Notícias

Programa de donativos associado à devolução de embalagens com candidaturas abertas

27-04-2020

Estão abertas as candidaturas ao programa de donativos do projeto “Quando do velho se faz novo, todos ganham. Ganha o planeta!”. As instituições sociais interessadas em beneficiar do valor angariado pelos consumidores, através da devolução de garrafas de bebidas em plástico nas máquinas de recolha automática, devem apresentar a sua candidatura aqui, até dia 27 de maio.

O projeto arrancou no passado dia 13 de março e tem como objetivo incentivar os cidadãos a adotarem comportamentos sustentáveis para que o material recolhido seja reciclado e incorporado como matéria-prima em novas embalagens. Desde esse dia, os cidadãos têm recebido um talão com o valor correspondente à quantidade de garrafas devolvidas, o qual pode ser utilizado em compras, de valor igual ou superior, na loja (ou insígnia) onde as garrafas foram entregues. Em alternativa o valor recebido pode ser doado a uma instituição social, bastando para isso selecionar essa opção no ecrã da máquina no final da operação.

Este projeto-piloto é gerido por um consórcio composto pela Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal, Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).