Notícias

Isabel Barros destaca apoio da distribuição à produção nacional

22-04-2020

A presidente da APED, Isabel Barros, participou, a 21 de abril, num webinar que debateu os desafios e oportunidades das cadeias de abastecimento no contexto de uma agricultura em crise, organizado pela consultora Consulai. O papel fulcral da distribuição no apoio à produção nacional esteve também em destaque nesta iniciativa.

Neste evento online, Isabel Barros enalteceu a resiliência e a capacidade de alinhamento e sintonia entre todos os intervenientes da cadeia de abastecimento – produtores,  indústria, logística, transportes, operação nos entrepostos e em loja – para que se possa continuar a alimentar Portugal. A presidente da APED sublinhou ainda que estas “parcerias não se fizeram com a pandemia”, pois são já de longa data e, como tal, permitiram uma resposta rápida num período de procura sem precedentes.

Em destaque esteve igualmente o papel fulcral da distribuição no apoio à produção nacional, e sobretudo local,  tendo sido abordado o reforço das cadeias de abastecimento mais curta com os pequenos produtores agroalimentares de proximidade. “Percebemos que ainda conseguimos trabalhar com produtores ainda mais pequenos do que os que estavam já habitualmente na nossa rede […] e é nesta relação que os próprios também evoluem porque criarmos, aqui, sistemas de formação, desenvolvimento e investigação mútuos e conseguimos fazer com este ecossistema evolua”, realça Isabel Barros.

A gravação deste webinar, que contou também com a participação de Eduardo Oliveira e Sousa (presidente da CAP) e Jorge Henriques (presidente da FIPA), está disponível aqui.